Um problema chamado "falta de ânimo"

9.3.15


Tudo bem que eu nunca consegui postar com a frequência que eu gostaria (que seria de, pelo menos, dia sim, dia não). Mas vocês devem ter percebido que, nos últimos tempos, o intervalo entre os posts tem sido maior. E o motivo infelizmente é simples, mas difícil de resolver: falta de ânimo. Não me entendam mal, eu amo escrever! Mas exatamente por ser algo que demanda de mim certa paixão, tem sido muito difícil de fazer quando eu não estou me sentindo bem.

Eu poderia inventar uma desculpa e dizer que é falta de tempo ocasionado por uma vida atarefada, mas não é. Antes até era, mas mesmo com pouco tempo, eu conseguia escrever, ainda que com intervalos. Mas agora eu realmente não tenho vontade, apesar de ter tempo... 

Eu saí de meu emprego e isso me abalou. Não pelo emprego em si, mas pelo fato de não estar mais trabalhando. Eu sempre fui muito independente financeiramente: ainda moro com meu pai, mas ele mesmo sempre se orgulhou de dizer para todo mundo que não precisava me dar nada porque eu sempre conquistei tudo com meu trabalho e esforço. E, de uma hora para outra, me ver sem trabalho é algo que me abala. Eu não sei mais não trabalhar. Não sei mais ter que depender de outras pessoas para pagarem minhas contas. E, de repente, ter que correr contra o tempo em busca de um emprego se tornou algo assustador.

Sempre fui do tipo que só sai de um emprego para outro melhor. Sempre pensei que "se está ruim com esse, pior sem nenhum". E ter que ficar em casa é algo que me faz mal porque essa não sou eu! No momento, minha vida amorosa vai muito bem, obrigada. Mas quando a vida profissional não está estruturada, isso me abala muito mais do que quando o problema é emocional. Afinal, sou do tipo que, se o coração não vai bem, me apego ao trabalho para ocupar a cabeça. Mas quando não tenho um trabalho, como fazer? Não posso simplesmente sufocar quem me ama como forma de me manter com a cabeça longe dos pensamentos profissionais que me perturbam...

E quando meu lado profissional não vai bem, sinto que não tenho ânimo para nada. Principalmente para escrever. E o problema não é nem falta de ideias, pois essas eu tenho de sobra para posts muito legais. Mas na hora de levantar, sentar no computador e escrever, sinto apenas um "não sentir". Uma falta de vontade que me toma e me assusta.

Eu sonho em, um dia, tornar o blog o meu trabalho. Viver e ganhar meu sustento através dele. Mas acabo caindo em um círculo vicioso: não consigo investir no blog, ele não dá o retorno desejado e isso me impossibilita de investir mais nele. Vejam bem, amo cada um dos meus leitores. Cada um de vocês que vêm até aqui e usam um pouco do seu tempo para ler o que eu penso. Mas, como qualquer pessoa que tem amor pelo que faz, quero crescer e ver cada dia mais pessoas acessando. Só que eu sei que isso não acontecerá se eu não investir (tempo e dinheiro - este último é algo que eu não tenho agora) nele. E, enquanto esse sonho não pode ser realizado, tenho que conseguir outro trabalho para pagar as contas. E esses pensamentos, aliados a uma área bem árida para conseguir emprego quanto o Jornalismo são coisas que desanimam qualquer pessoa.

Essa falta de ânimo, que me paralisa e assusta, é algo contra o qual eu quero lutar. Mas às vezes me sinto tão sozinha nessa luta... Por isso, peço a compreensão e a ajuda de cada um de vocês. Caso eu ainda demore um pouco para superar esse problema, não desistam de mim. Não desistam do Balaio. Sei que muitas pessoas passam por situações parecidas e, por isso, quis compartilhar com vocês um pouquinho do que estou sentindo para dizer que se você está se sentindo como eu, você não está sozinho. E se nunca passou por nada parecido, tenha um pouco de compreensão com quem está passando por isso.

Espero mesmo que essa fase seja superada logo e que, em breve, eu conte novidades boas. Enquanto isso, lutarei com o desânimo para continuar em busca de outro trabalho e da vontade de escrever. Afinal, a escrita sempre foi minha companheira, até mesmo nas horas mais solitárias. E boas companhias a gente deve se esforçar para manter.

11 comentários

  1. Eu tbm Ando mto desanimada, mas não por emprego, é pelo fato de eu ter me mudado pra um local que eu não gosto... Tenho medo a cada esquina que viro...
    Espero que arrume um trabalho logo é que fique tudo bem :3

    Www.cantinhodakey.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Key! Pois é, independente do motivo, falta de ânimo é muito ruim né? Espero que tudo se resolva para vc tb (ou indo para outro lugar melhor ou conseguindo se acostumar com esse). Bjs e obrigada pela visita! ;)

      Excluir
  2. Como um amigo meu fala: o trabalho é um dos pilares pra nossa satisfação pessoal, e quando essa área não vai bem, acaba abalando todas as outras.
    Sentir desanimo é muito ruim. Eu me sinto assim em relação ao meu trabalho hoje em dia, mas não por estar desempregada, e sim por não ficar mais feliz com o que eu faço, esse é um conflito que espero conseguir resolver esse ano, rs.
    To torcendo pra que em breve as coisas se acertem e que o animo volte por aí! :)

    Beijos.
    Coffee, Rock & Beer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poize Kah, o meu não era o melhor do mundo tb, mas como eu disse, ruim com ele, pior sem ele... obrigada pela torcida! Vou torcer para que apareça uma oportunidade para vc mudar para algo que goste... bjus!

      Excluir
  3. Dany eu te entendo muito bem, porque estou passando por exatamente isso e talvez seja por isso que eu esteja nesse bloqueio sem fim. Eu tbm odeio precisar depender de alguém e fico ainda mais amargurada quando noto que mesmo correndo atrás de um trabalho ele simplesmente parece correr de mim. Sei o quão complicado é essa sensação e o quão desconfortável ela pode ficar mas se isso esta te incomodando aqui no blog, dê tempo ao tempo e espere essa fase passar, saiba que se precisar de mim para o que for, até mesmo para o html como tinha te falado anteriormente estou aqui pra ajudar.
    Beijos e confia que logo logo vem algo maravilhoso <3
    Agridoce Cereja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Simone é exatamente isso! Parece que quanto mais corro atrás de emprego, mais ele corre de mim tb! :-/
      E muito obrigada pelo apoio! Pode deixar que, em breve (eu espero rs) essa situação melhora para nós duas! E aí vou te "perturbar" com o HTML hahaha! Bjs!

      Excluir
  4. Ai Dany, essa fase é meio bad mesmo, super complicada e a gente não quer fazer nada, né? E óbvio que reflete no blog, mas do mesmo jeito que você tá passando por uma fase ruim e tá repercutindo aqui, quando sua vida melhorar, você também irá refletir isso no blog, sabe? Então fica calma, ninguém vai te abandonar hahaah
    Se dá um tempo, sabe? Tira umas 'férias' de si mesma, depois você se preocupa com isso, as vezes uns momentos assim vêm juntamente para gente parar e respirar.
    Enfim, vai dar tudo certo, fica bem!
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poize Isa, tô precisando mesmo dessas férias de mim... pena q n dá p alma sair p dar uma volta enquanto o corpo espera em casa né? Hahaha! Mas zoeiras à parte, realmente tô precisando desse tempo e espero q tds entendam e não me abandonem rs. Bjs lindona!

      Excluir
  5. Oi, Dany!
    Passando para visitar e conhecer mais o seu blog.
    Mas esse post me chamou atenção porque tb sou tomada pelo desânimo muitas vezes
    e isso influencia demais em nossa vida como um todo!
    infelizmente, escolhemos uma carreira muito pouco valorizada pelo mercado, e esse foi um dos motivos que me fizeram tentar entrar na carreira acadêmica. Estou estudando para o mestrado este ano, e, assim como você, estou desempregada. Porém atuo como freela produzindo conteúdo para mídias digitais!
    Tenho certeza de que tudo irá melhorar! Não perca a fé!

    Bjos!!

    http://faladeborah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah! Bom te ver por aqui! Realmente, apesar de amar o jornalismo, nosso mercado de trabalho tá saturado e eu me arrependo todos os dias de te-la escolhido sabe... :-/
      Também queria tentar o mestrado esse ano, mas a Estácio sumiu com minha cópia da monografia q tava na biblioteca e eu perdi os anexos (só tenho o texto), ou seja, mais problemas p tentar resolver... rs. Bjs!

      Excluir
  6. Bom dia!
    Nossa, como você é parecida comigo neste aspecto!
    Eu também tenho estado num trabaho que não esta me gratificando de fato, mas estou nele porquê é o que tem para agora e consigo estudar, sabe... Enfim, não consigo me ver dependendo dos outros, nossa, desacostumei, isso não faz parte de mim, não sei se agum dia fez.
    Acontece, querida. Acontece uma hora ou outra, isso de desanimar para escrever, eu mesma penso que se não tivesse parado tantas vezes hoje eu estaria em outra dimensão.
    Beijos e que as coisas melhorem.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Todos os comentários passam por moderação antes de ficarem disponíveis. Mas em breve ele será lido e respondido. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...