Bandas de rock underground que eu curto

6.10.15

Para quem não sabe, eu participo do programa Araribóia Rock News, que vai ao ar toda terça-feira, às 20h, numa rádio comunitária aqui de Niterói (RJ), a Oceânica FM (pode ser ouvida pela galera da RO de Niterói em 105,9 FM ou pela internet em todo o mundo: www.oceânicafm.radio.br) e que dá espaço para a galera do rock underground. E fazendo parte dessa equipe, conheci muita banda boa, que realmente só precisa ser ouvida para que a galera curta e divulgue. 

Dentre as bandas ótimas que conheci, claro que algumas conquistaram um espacinho na minha playlist e no meu coração hehehe. Então, hoje resolvi listar para vocês as dez bandas independentes nacionais de rock que eu mais escuto. Vale deixar claro que têm grupos de diferentes vertentes, desde os mais pesados aos mais leves, vocais masculinos e femininos, alguns que muita gente nem considera rock (rs) mas são bandas alternativas que eu curti. E também curto algumas que não têm muitas canções gravadas, mas dei prioridade às que tivessem pelo menos mais de 5 músicas gravadas, para que vocês possam escutar bastantes antes de decidirem (rs). Então, se você curte rock como eu, vem comigo dar uma chance para essa galera!

1 – Kapitu: Daqui de Niterói e é minha preferida! Sério, não escondo de ninguém minha admiração pelo trabalho dos caras e inclusive já falei deles aqui. Virei fã no primeiro álbum - o Utopia - e ajudei, através de crowdfunding, na gravação do segundo - chamado Vermelho - que eles lançaram recentemente (fui, inclusive, no show de lançamento). Não consigo parar de ouvir! Hehehe. Eles vão da explosão de energia em algumas faixas, à introspecção em outras e isso é o que mais me encanta no trabalho da Kapitu. Vale a pena escutar!


2 – Reduto: Essa é carioca da gema (rs). O som é redondinho também, com letras ótimas e pegada forte. Cada canção tem uma forma, mas todas têm a cara deles, sabe?! Curto muito também! To sempre ouvindo e as letras grudam demais na cabeça hehehe. Até camisa da banda eu já comprei (e também uma em homenagem a uma das músicas deles, Alice).



3 – Balba: Essa canta em inglês, apesar de ser carioca também. Se você não souber que eles são daqui, acredita até que é gringa mesmo. Eu costumo preferir bandas nacionais que cantem em português (#RenatoRussoFeelings #SíndromeDoSuperStar), mas a Balba conquistou o 3º lugar do meu ranking porque o som deles é de muita qualidade. 



4 – Hover: Essa também canta em inglês. É de Petrópolis (RJ) e tem um som muito “filme teenage gostosinho”. Não sei se eles encarariam isso como elogio (rs), mas pode crer que é! Gosto muito de som que já parece que é trilha de filme hehehe.



5 - Drenna: Claro que vocal feminino não poderia faltar nessa lista! A também carioca Drenna (que é o nome da vocalista e também o da banda) tem um timbre muito gostoso de ouvir, as letras são muito interessantes e o instrumental é rock de primeira!



6 - Vestígios: Outra banda do Rio com vocal feminino e que eu curto bastante também. Essa tem uma levada que eu diria ser até mais leve, mais para o pop/rock. Vale para aqueles momentos que a gente tá precisando dessa vibe mais suave.


7 - Parola: Saindo do pop/rock para uma porradaria maior, a Parola tem um som pesado e carregado de letras que nos fazem pensar. Sério, se eu estiver num "momento de crise" nem ponho a Parola para tocar porque pesa mesmo. Mas estando bem e disposto a por o senso crítico para funcionar, vale muito a pena escutar! Os integrantes são de Niterói e São Gonçalo. 



8 - Lougo Mouro: Essa é de Niterói e é pra quem curte bandas no estilo Charlie Brown Jr., com aquele "rock skater". Gosto bastante do som deles, me faz querer "bater cabeça" hahaha!



9 - Menores Atos: Tem um som que eles definem como visceral, sincero e intenso. As letras são fortes e as melodias marcantes. Eu acho bem interessante! Gosto de sons diferentes também... =) Infelizmente acho que eles não tem clipe ainda, só achei o vídeo no YouTube do álbum Animalia completo. Deixo aqui para vocês, mas busquem mais informações no perfil oficial da banda.



10 - Little Drop Joe: A ÚNICA que fugiu do RJ hahahaha! Essa na verdade é um duo de rock. Eles são de SP, mas têm forte influência da música nordestina no som deles, então entra no lance de "sons diferentes" que falei ali em cima. 



Menções honrosas - Scalene e Vivendo do Ócio: Essas duas bandas eu não sei se considero mais como alternativas, afinal já são mais conhecidas do público. A Scalene é de Brasília e participou do Superstar. Tem um som bem experimental em algumas canções e eu curto essa ousadia. Já a Vivendo do Ócio é baiana e tem um som bem gostoso, que me faz querer estar nas praias do Nordeste rs. Mas o som tem muita qualidade e eles já têm uma estrada aí, então não tem como não bater palmas para os caras... 





É isso pessoal, espero que vocês gostem tanto das bandas quanto eu gosto! E se curtirem o som, não esqueçam de acompanhar o trabalho deles nas redes sociais, ouvirem as músicas, compartilharem com os amigos e, PRINCIPALMENTE, irem aos shows, pois tudo isso é muito importante para todas as bandas.

Beijos!

0 comentários

Obrigada por comentar! Todos os comentários passam por moderação antes de ficarem disponíveis. Mas em breve ele será lido e respondido. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...