​​Coletor menstrual - o que você quer (ou deveria) saber, mas ninguém fala

17.2.16

​Oi oi galera! Então, cá estou eu novamente tentando voltar com o blog. Agora que o ano finalmente começou (porque nesse país nada anda antes do Carnaval rs), quem sabe eu finalmente engreno, não é mesmo? #Oremos. E para começar bem o ano, já venho logo com assunto polêmico porque sou dessas! hehehe. Vamos falar de coletor menstrual?

Imagem: Divulgação InCiclo

Se você é mulher, antenada e vive conectada assim como eu, provavelmente já pelo menos ouviu falar sobre ele. Se ainda não ouviu, vemk que eu te explico: os coletores menstruais vêm sendo amplamente divulgados como uma alternativa sustentável, ecologicamente correta e como opção para meninas que não conseguem se dar bem como os absorventes externos ou internos que existem atualmente no mercado. Trata-se de uma espécie de "copinho" feito 100% em silicone medicinal, que não interfere na umidade natural da vagina e é hipoalergênico e não contém substâncias químicas, ao contrário dos absorventes comuns.

Então, traduzindo pro bom português, é um copinho que você vai colocar na ppk e ele vai coletar o fluxo. Depois de um tempo, você retira, esvazia ele, lava e coloca novamente. Sem produção de lixo, sem contato com o ar (que é o que faz realmente aquele odor desagradável, com o coletor não rola o cheiro) e com muito mais conforto porque, pelo menos no meu caso, eu quase esqueço que estou "naqueles dias" (oi vó, é você falando?! rs).

Eu não vou me estender explicando o que é, benefícios, etc porque posts sobre isso você vai encontrar aos montes na internet. Se você quiser saber mais sobre o que o fabricante fala, vou deixar aqui o site do que eu comprei para você dar uma olhada (não é publi, só que esse é o que eu comprei e minhas experiências se baseiam nele).

Meu post é para dizer o que ninguém te conta sobre o coletor (lembrando sempre que é do meu ponto de vista). Então se você tem um monte de dúvidas, assim como eu estava antes de usar, e não acha as respostas, segura na minha mão que vou te contar:

Dica 1 - Corte as unhas 
Parece piada, mas é sério miga! Corta as unhas quando você estiver começando a usar. Depois que você pegar a prática, pode até tentar deixar crescer. Mas enquanto estiver aprendendo, vai por mim, melhor deixá-las curtas. Experiência própria... Sempre curti unhas enormes, mas no primeiro ciclo com o coletor, vi que não ia rolar. Sério, vai por mim! Puta dor que dá quando você "pinça" com a unha sem querer lá dentro na hora de tentar tirar. #SadButTrue

Dica 2 - corte o maldito cabinho
O coletor vem com um cabinho na base para, teoricamente, "facilitar" a retirada. Olha, pode até ter sido essa a intenção, mas essa praga desse cabo incomoda que só! Sério, como o coletor não deve ser colocado muito pra dentro, o cabo fica muito próximo à saída do canal e machuca. Pelo menos nesse modelo que eu comprei. Depois de pesquisar, vi que outras marcas tem com diversos formatos desse puxador (haste, que é esse mais comum, bolinha, anel) e até sem nada, só o copinho mesmo. Mas da marca que eu comprei, só tem esse formato e olha, que treco incômodo! Eu perdi o medo e cortei o cabo logo no 2° ciclo e, aí sim, ficou bom. Não cortei tudo, mas diminuí o máximo que pude (tem uma parte só de haste e outra que já vira o fundo do coletor. Cortei nesse limite). Não esqueça de lixar a ponta depois de cortar, para evitar qualquer rebarba que possa machucar.

Dica 3 - Relaxe!
Seja na hora de colocar ou na hora de retirar o coletor, é preciso estar calma e relaxada, senão o troço não funciona nem com reza braba! Para colocar, basta você dobrar da melhor forma que achar (no meu caso, só funciona a "punch down"), relaxar e tentar colocar. Tem que se certificar que ele desdobrou. Basta passar o dedo em volta dele para ter certeza que ele tá ok e que pegou vácuo (isso é importante, se não pegar, vaza. Tenta dar uma puxada, se sair fácil, tá sem vácuo. Tira e recoloca). Lembra de sempre colocar ele para trás (em direção ao bumbum), não para cima que nem o OB. E ele fica mais baixo do que o OB também, cerca de 1cm para dentro do canal vaginal só.

Para retirar, mesma coisa: calma é fundamental. Pode ser sentada no vaso, pode ser no banho. Como você ficar melhor. Se ele subir muito, dá uma empurradinha com o "músculo do xixi" sabe? Isso facilita que ele venha mais para a entrada, daí só você usar os dedos para pinçar ele. É importante quebrar o vácuo com os dedos, senão não sai. Nos primeiros ciclos, eu não não conseguia tirar como facilidade e dava um mini desespero de não conseguir nunca mais tirar o troço e ter que ir pro hospital para pedir ajuda (imagina a cena: "oi, to com um troço preso na ppk, me ajuda a tirar?" huahuahuahua), mas isso não acontece amiga, pode ter certeza! Quando rolar esse surto, respira, relaxa e descontrai os músculos, mete a mão e puxa que sai!

Imagem: Divulgação InCiclo

Dica 4 - Higienização
Quando eu comprei, batia uma puta neura de "como vou limpar esse treco na rua?". Mas acredita em mim, dificilmente você precisará passar por isso. Estou usando há 4 meses e nunca precisei. Isso porque você pode ficar até 12h com ele sem esvaziar. "Ai Dany, impossível! Meu fluxo é muito grande, parece que vou morrer de hemorragia. Esse treco vai vazar em menos de 4h". DUVIDO amiga! Eu também achava que meu fluxo era imeeenso, que ia vazar, mas isso é uma impressão errada que temos causada pelos absorventes externos. Isso acontece porque quando estamos com os absorventes externos, a "espalhabilidade" (nem sei se essa palavra existe, mas se não existir, inventei RS) do fluxo dá essa sensação. Uma das vantagens do coletor menstrual é que ele proporciona conhecimento do seu próprio corpo. Você passa a ter noção do real fluxo da sua menstruação e percebe que ele não é, nem de longe, tão grande quanto você imaginava.

Para lavar o coletor basta utilizar sabonete neutro. Pode ser aquele de bebê da Granado (o amarelinho líquido sabe?). E ao final de cada ciclo, é só você ferver ele por cerca de 5 minutos em uma panela esmaltada (não pode ser teflon nem alumínio que soltam resíduos que estragam o silicone) e guardar no saquinho de pano que vem com ele. Se ele começar a ficar amarelado (o ph vaginal, os produtos usados para limpeza e outros fatores podem causar isso), basta colocar bicarbonato de sódio na hora que for ferver ele. Nos sites dos fabricantes costumam ter as instruções em relação à quantidade de produto a ser usado, só procurar. ;)

Dica 5 - Indo ao banheiro
Dá para fazer o n° 1? Dá sim, de boa. Demora um pouco mais que o normal, porque o o "jato de xixi" fica reduzido. Acredito que isso deve acontecer porque o coletor deve pressionar um pouco o canal vaginal e, consequentemente, o da uretra também deve sofrer uma leve pressão. Mas nada desesperador nem incômodo. É só ter um pouco mais de paciência.

Dá para fazer o n° 2? Também dá, mas acho meio desconfortável. Tipo assim, o coletor não vai cair nem nada, mas como tem que fazer uma certa força, ele pode ir um pouco mais para fora e esse deslocamento não acho legal, só na hora de tirar o coletor mesmo. E além disso, o esforço para fazer o n° 2 acaba sendo maior, pelo mesmo motivo que expliquei do xixi: o coletor deve pressionar um pouco os dois canais ao redor né?! Então para o n° 2, acho mais prático sem o copinho.

Dica 6 - não tenha nojo do seu corpo
"Aí Dany, cê tá me dizendo que vou ter que pôr a mão na ppk quando estiver menstruada?! ECA, que nojinho!". Miga, APENAS PARE! É o seu corpo e você não tem que ter nojo dele. Menstruar é natural e não tem nada de nojento. E afinal, você já não tinha que pôr a mão pra lavar, oras?! Mais nojento é ficar com o fluxo no absorvente, em contato com a pele, aquele treco ali podendo proliferar bactérias e causando aquele cheiro horroroso... ECA! Isso sim dá nojinho. Depois que passei a usar o coletor, me sinto bem mais limpa, sequinha e confortável durante a menstruação. Você pode esvaziar e limpar no banho mesmo, então nada de torcer o nariz.

Uma coisa que eu queria dizer, mas que não é bem uma dica, é mais uma experiência pessoal. Quando eu conto que estou usando o coletor menstrual, algumas amigas me perguntam várias coisas (a maioria dá pra descobrir nos sites das empresas que vendem, por isso não vou me ater a isso aqui) e me perguntam principalmente se não incomoda e se não vaza. A primeira dúvida, já expliquei para vocês: depois que cortei o cabo, não. Quanto a segunda, nunca vazou no dia a dia. Mas para dormir, sim. Não sei qual a treta que dá no meu corpo ao longo da noite (não sei se me mexo muito durante o sono), mas já aconteceu de vazar algumas vezes. Na teoria, você pode dormir com ele (a menos que você durma mais de 12 horas, o que acho que não é o caso de ninguém RS), mas na prática, não tem dado muito certo pra mim. Vou ter que descobrir o que tá rolando e me adaptar. Não é o ideal pra mim, mas talvez eu tenha que colocar um protetor de calcinhas na hora de dormir para garantir.

Outra coisa: antes de usar, falei com minha ginecologista para me certificar que era seguro e que tudo o que o fabricante fala não é conversa fiada. Ela me disse que não tem nenhum aumento de risco, pelo contrário, diminui se comparado aos outros métodos porque o silicone não é reagente. Basta higienizar bem as mãos antes de manipular e manter o coletor limpo. O resto é mais uma questão de preferência e adaptação, segundo ela.

É isso gente. O post ficou enorme, mas achei importante compartilhar com vocês. Ia fazer em vídeo, mas fiquei com uma baita preguiça de editar RS. Se tiverem mais dúvida, deixem nos comentários que tentarei ajudar. Se alguma de vocês já usa e quiser me contar algum "causo" ou me dar dicas também, fique à vontade!

Update (14/02/17): Já têm uns quatro ciclos que não tenho nenhum vazamento durante a noite. Acredito que tenha sido algum problema de desdobramento, criação de vácuo ou de posicionamento mesmo que, com o tempo, peguei a prática. Vi que o segredo é ter paciência e, caso não tenha certeza se o coletor está corretamente posicionado e vedado pelo vácuo, melhor tirar e tentar colocar novamente. E dê uma puxadinha para ver se sai com facilidade. Se sair, estava mal colocado. Tem que ser bem difícil (praticamente impossível) de retirar sem quebrar o vácuo.

3 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. menina, eu AMEI o seu post!!! melhor sobre o assunto que eu li até agora, sério. primeiro que vc foi muito honesta, sem meias palavras e isso é ótimo, principalmente lidando com esse tipo de assunto super tabulizado.
    pra mim o coletor foi uma salvaçao na moral, e eu nem precisei cortar o cabinho, mas o do meu é meio diferente do seu então as vezes é por isso. mas sinceramente a dica mais importante que vc deu - e que eu tento dar para todas as mulheres do meu convivio - é nao ter nojo de si mesma. é importantissimo deixar o nosso corpo se comunicar com a gente sem deixar essas ideias introjetadas atrapalharem. achei lindo ver minha menstruaçao ali no copinho e pode acompanhar meu ciclo mais de perto, sem desconforto, sem me preocupar com aquelas porcarias de absorventes noturno que mais parecem fraldas hahahaha
    e prometo que vou tentar escrever mais miga, obrigada sempre pelo apoio <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa relapsa aqui só viu o comentário agora, acredita?! Kkkkk! Ain Ju, que linda! Que bom que vc gostou! <3 Eu não gosto de falar cheia de frescurinhas não, comigo é assim! Hahahaha! Acho mais honesto sabe? Procurei várias dessas dúvidas na internet quando comecei a usar e não achei, por isso decidi escrever esse post para ajudar as manas a se entenderem com essa opção maravilhosa. E não dá p ter nojo de si né? E sim, odeeeeio absorvente noturno, incomoda pra caramba!

      E sim por favor, escreva mais! <3

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por comentar! Todos os comentários passam por moderação antes de ficarem disponíveis. Mas em breve ele será lido e respondido. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...